Salve, salve amigos
Operadores Aritméticos
Em C# temos os seguintes operadores aritméticos:
Operadores de atribuição
Em C# temos os seguintes operadores de atribuição:
Operadores relacionais
Em C# temos os seguintes operadores relacionais:
Tipos de variáveis:
A seguinte tabela mostra os tipos do C# com sua referencia no Framework.
Os tipos da tabela abaixo são conhecidos como tipos internos ou Built-in.
Cada tipo no C# é um atalho para o tipo do Framework. Isso quer dizer que se
declararmos a variável desta forma:
string nome;
ou dessa forma
System.String nome;
teremos o mesmo resultado. O atalho serve apenas para facilitar na hora de
desenvolver a aplicação.
A seguinte tabela mostra os tipos de variáveis e os valores possíveis de se armazenar
em cada uma delas.
Estrutura de Decisão
Basicamente temos dois tipos básicos de instruções de decisão:
1. if... else;
2. switch.. case.
if... else
A instrução 'if...else' é usada para executar blocos de código condicionalmente
através de uma expressão Booleana ( verdadeiro ou falso ). A clausula 'else' é opcional
e seu conteúdo será executado somente se o resultado da expressão booleana for
false ( falso ). Veja o exemplo:
If ( a == 5 )
MessageBox.Show("a é igual a 5");
else
MessageBox.Show ("a é diferente de 5");
No código acima na instrução 'if' ( Se ) fazemos uma verificação muito simples, onde
testamos se 'a' é igual a '5' caso seja verdadeiro ( true ) o código logo abaixo é
executado, ou seja: 'System.Console.WriteLine('a é igual a 5');'. Caso o resultado dessa
expressão lógica seja falso, ou seja, 'a' não seja igual a '5' o código do bloco 'else' (se
não) será executado, nesse caso: "System.Console.WriteLine('a é diferente de 5');".
Para casos onde nosso código tem mais de uma linha ( o que é mais comum ) devemos
usar as chave '{' e '}' para delimitarmos os blocos if e/ou else, veja:
if ( a == 5 && b != 2 )
{
MessageBox.Show ("a é igual a 5");
MessageBox.Show ("b é diferente a 5");
}
Neste caso temos uma verificação composta, ou seja, verificamos duas condições se 'a'
é igual a '5' E(&&) se 'b' é diferente de '2' essa condição só resultará em verdadeiro
caso as duas condições sejam verdadeiras pois estamos usando o operador lógico '&&'.
else if
A instrução 'else if' é usada quando temos varias condições e pra cada condição temos
códigos diferentes, ou seja, fazemos coisas diferentes para cada caso veja o exemplo:
if ( a== 1)
{
// perceba que mesmo com uma linha só de código eu posso usar os delimitadores
MessageBox.Show ("a é igual a 1");
}
else if ( b ==2 )
{
MessageBox.Show ("b é igual a 2");
}
else if( c ==3 )
{
MessageBox.Show ("c é igual a 3");
}
else
{
MessageBox.Show ("Faz algo caso nenhuma condição seja atendida");
}
Podemos 'traduzir' o 'else if' para 'se caso'.
A instrução 'if' ainda pode ser emulada de forma mais simples através do operador '?'
(interrogação) veja:
int a = (expressãoBooleana) ? 1 : 0;
Nesse caso se a expressão Booleana seja verdadeira ( true ) a variável 'a' receberá o
valor '1' e caso seja falso ( false ) a variável recebe '0'. Veja um exemplo prático:
MessageBox.Show (a == 5 ? "Sim a é igual à 5" : "Não a é diferente de 5");
Se 'a' for igual a 5 o resultado será: "Sim a é igual à 5", caso 'a' não seja igual a '5' o
resultado será: "Não a é diferente de 5".
Até a próxima.
Take care
Nenhum comentário:
Postar um comentário