sábado, 30 de janeiro de 2010

Delphi Conference Brasil Online - 25 de fevereiro

Salve, salve amigos




A Embarcadero traz para você algumas das apresentações realizadas no último Delphi Conference realizado em São Paulo, só que agora online para que você possa assistir de qualquer lugar, será dia 25 de fevereiro e contará com 6 apresentações.

O evento será transmitido através do Live Meeting, faça sua inscrição clicando aqui.

Horários e grade do evento clique aqui

Take care

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Campus Party Brasil - 2010







Salve, salve amigos,

A campus Party, é a maior festa mundial da Internet.

Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.


Palestras de Desenvolvimento de Software - Veja aqui

Um dos maiores hacker do mundo, Kevin Mitnick, estará na campus Party.




Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.

Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. A Campus Party é o ponto de encontro de todas as tribos que atuam nas redes sociais da Internet com as empresas e as administrações públicas.

É um público composto por líderes das redes sociais e comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.

Pela Campus Party já passaram convidados de destaque como Neil Alden Armstrong, o primeiro homem que pisou na Lua em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, e Stephen Hawking, o grande físico britânico.

Brasil

Após 12 edições na Espanha, a Campus Party iniciou em 2008 seu processo de internacionalização. E o Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a maior festa mundial da internet.

Na última edição, realizada em janeiro de 2009, a Campus Party Brasil recebeu 6.655 campuseiros e mais de 118 mil visitantes da Área Expo e Lazer.

Take care.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Delphi Unicode – entendo os avisos (warning) do compilar sua aplicação




Salve, salve amigos,

A partir do Delphi 2009 foi implementado o suporte a Unicode em todo o Delphi, caso você não esteja familiarizado com Unicode leia este post. Ao compilar sua aplicação alguns avisos (warning) serão emitidos pelo compilador, neste post vou esclarecer estas mensagens e o que você deve fazer para que elas não apareçam mais.

O código abaixo até versões do Delphi 2007, compilado em versões igual ou superiores ao Delphi 2009, receberá esta mensagem ao compilar:

W1050 WideChar reduced to byte char in set expressions. Consider using ‘CharInSet’ function in ‘SysUtils’ unit
view source
print?
var
Status : Char;
begin

if Status in [ 'a', 's', 'c'] then
begin
...
end;


Para evitar este warning, você deverá passar a usar a função CharInSet.
view source
print?
var
Status : Char;
begin

if CharInSet(Status, ['a', 's', 'c']) then
begin
...
end;


O código abaixo irá gerar a mensagem W1057 Implicit string cast from ‘ShortString’ to ’string’
view source
print?
var
s : ShortString;
u : string;
begin
u := s;
end;


Para eliminar este mensagem basta fazer um cast da varíavel ShortString para String, este código será compatível com versões anteriores ao Delphi 2009.
view source
print?
var
s : ShortString;
u : string;
begin
u := String(s);
end;


A mesma situação se aplica para variáveis AnsiString gerando a mensagem W1057 Implicit string cast from ‘AnsiString’ to ’string’
view source
print?
var
a : AnsitString;
u : string;
begin
u := s;
end;


Basta fazer um cast da variável AnsiString para String e a mensagem será eliminada.
view source
print?
var
a : AnsitString;
u : string;
begin
u := AnsiString(s);
end;


A mensagem W1058 Implicit string cast with potential data loss from ’string’ to ‘AnsiString’ precisa ser analizada com cuidado, podemos fazer o cast e resolver o problema, mas você precisa saber o que está fazendo.
view source
print?
var
a : AnsitString;
u : string;
begin
u := s;
end;


Se você tem certeza que a variável a contém apenas caracteres Ansi, poderá fazer o cast sem problemas.
view source
print?
var
a : AnsitString;
u : string;
begin
u := AnsiString(s);
end;


Até aqui vimos as mensagens geradas pelo compilador, Unicode vai muito mais além e se você quiser exportar sua aplicação para países asiáticos por exemplo, terá que suportar Unicode, existem 3 artifos no EDN que eu recomendo a leitura, são eles:

(Por Andreano Lanusse)

Livro Delphi Prism Manual de Referência



Salve, salve amigos

Amigos desenvolvedores, com grande prazer que venho anunciar o primeiro livro sobre Delphi Prism, o livro foi escrito em Espanhol pelo Marcos Santin o qual convidou Andreano Lanusse para revisar todo o conteúdo disponibilizado, foram meses de trabalho que ao final se concretizou em 529 páginas.

O livro foca 100% na linguagem Delphi Prism a no entendimento do .NET Framework, ou seja, pra você que quer começar em .NET com Delphi é tudo o que você precisa. O livro está sendo comercializado pela GOPAC (Partner da Embarcadero no México) e já está disponível para aquisição.

Existe planos de traduzir o livro para o Português, mas ainda não tem uma data definida, visto que é um grande trabalho.

Take care

RADTweet – Twitter Desktop Client desenvolvindo em Delphi



Salve, salve amigos,

Meu amigo Andreano Lanusse, disponibilizou os fontes do RADTweet – Twitter Desktop Client desenvolvindo em Delphi, programa cliente desenvolvido em Delphi por ele.

Por Andreano Lanusse

Finalmente após algumas várias semanas disponibilizei os fontes do client desktop para Twitter desenvolvido em Delphi. A idéia aqui foi mostrar como trabalhar com a API do Twitter e utilizar recursos já existentes no Delphi para interagir com o Twitter. O projeto é Open Source e tem como licença MIT.

Muitas outras funcionalidades podem ser adicionadas ao projeto acessando as API’s do Twitter, sendo Open Source qualquer um bote contribuir para enriquecer o projeto.

A aplicação final é composta de apenas um executável e a partir da primeira execução seram criados três arquivos com a extensão .DATA que armazenam as mensagens e configurações, estes arquivos estão no formato binário e podem ser lidos através de um ClientDataSet, todo cache da aplicação está baseado nele.

A aplicação traz os seguintes recursos:

* Lista as mensagens
* Lista mensagens que foram mencionadas
* Lista das pessoas que você segue
* Além de mostrar quantos amigos e seguidores

Além disso todo o conteúdo recebido foi trabalho em formato XML e armazenado em ClientDataSet como forma de cache local, existem vários outros recursos, baixe os fontes ou a versão 1.0 e divirta-se.

Aqueles que quiserem contribuir com o projeto são muito bem vindos, contribuindo você pode fazer parte oficialmente do projeto.

O projeto RADTweet está disponível no SorceForge, assim como a versão 1.0