sábado, 8 de agosto de 2009

IDE Insight uma das novidades do Delphi 2010 e C++Builder 2010

IDE Insight uma das novidades do Delphi 2010 e C++Builder 2010

Esta semana a Embarcadero divulga algumas das novidades do próximo RAD Studio 2010, que inclui Delphi, C++Builder e Delphi Prism 2010.

Esta versão traz uma série de novas funcionalidades no IDE que irão aumentar e muito a produtividade. Em torno de 120 melhorias relacionadas a usabilidade.

Para começar, vamos conhecer o IDE Insight um dos novos recursos que lhe permite encontrar qualquer opção do IDE sem a necessidade de vários cliques, basta pressionar F6 e digitar o que você está procurando.

Por exemplo para localizar as opções relacionadas com o Debug, basta digitar Debug e você poderá alterar todas as opções de debug, localizar código com a palavra debug, definir o layout para debug e muito mais.

No RAD Studio 2010 - Agora com barra de componentes do Delphi 7/C++Builder 6


Muitos desenvolvedores gostam da barra de componentes do Delphi 7/C++Builder 6 e consideram isso como uma barreira para não migrar para as novas versões. No RAD Studio 2010 você pode agora usar a antiga barra de componentes e/ou o novo Tool Pallete.

Para ativar a antiga barra de componentes clique com o botão direito no main toolbar e selecione Component, depois basta selecionar a categoria diretamente ou através do botão direito para lista todas as categorias.

A cofiguração do Tool Pallete e da antiga barra de componentes são independentes, por exemplo você pode reordenar as categorias e o mais legal é que você pode localizar os componentes através do search box.

Novidades no IDE do Delphi 2010 e C++Builder 2010

Salve, Salve

Livro Delphi 7 Internet e Banco de Dados Em PDF

Salve, salve

Livro Delphi 7 Internet e Banco de Dados - Todos os capítulos do livro em PDF (gratuito)

Clique aqui

All the best

Marcos

domingo, 2 de agosto de 2009

Dicas Delphi - Enter por Tab

Salve Salve,

Vamos fazer a tecla Tab seja substituida pela tecla Enter.

Primeiramente vamos alterar a propriedade "KeyPreview" do Form para true. Isso é necessario para que todo o evento de pressionamento de tecla seja "rapassado" do controle que possui o foco para o formulario que o contem.

Feito isso vamos ao evento "OnKeyPress" do Form acrescente o código abaixo:

procedure TFrmPadrao.FormKeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
if Key = #13 then begin
Key := #0;
Perform(WM_NEXTDLGCTL, 0, 0);
end;
end;

O código é bem simples. Interceptamos o pressionamento de teclas e verificamos se a tecla foi o enter (#13). Caso seja enviamos uma mensagen para o proprio form para mudar o foco para o proximo controle. Esta ordem é definida atraves do tab order de cada componente.

All the best

Marcos Antonio

Lançada primeira rede social sobre Delphi do Brasil

Salve, salve amigos,

Após algum tempo fora, estou de volta.

Lançada primeira rede social sobre Delphi do Brasil

A mineira Ramos da Informática lançou nesta segunda-feira, 28 de Julho, o Facedelphi, rede social voltada ao desenvolvedor Delphi e banco de dados em geral.

O diferencial desta rede social é ter somente um público focado em desenvolvimento de software na linguagem Delphi e os mais diversos bancos de dados. Os usuários podem participar de fóruns de discussão, criar grupos de interesse, criar blogs específicos sobre a linguagem, escrever artigos, organizar eventos, bate-papos em tempo real, compartilhar arquivos e se destacar na comunidade Delphi tendo sua participação votada pela própria comunidade permitindo destaque profissional.

O Facedelphi foi desenvolvido atendendo o desejo de a comunidade Delphi ter mais que um fórum de discussão, mas uma ferramenta on-line completa para compartilhamento de conhecimentos e relacionamento.

Link: www.facedelphi.com.br

It's going to be awesome!

Take care

Marcos Antonio