sábado, 14 de agosto de 2010

Em Breve - CodeRage 5








Salve, salve amigos,

Vem ai, a popular conferencia Online da Embarcadero. Evento Online gratuito com conteúdo especificamente para profissionais de desenvolvimento de software. Se você falar Geek, este é o evento para você!

Coloque na sua agenda, a data de 4 a 8 de outubro 2010. A lista completa das sessões estará disponível em setembro.
Acesse o site do evento aqui.

Take care

Delphi comemora 15 anos de desenvolvimento





Salve, salve amigos,

O Delphi comemora 15 anos e desde da sua criação há quinze anos, o Delphi se tornou uma poderosa ferramenta que é utilizada por cerca de 1,5 milhões de desenvolvedores em todo o mundo. Ele resistiu a altos e baixos, e agora está no centro de uma das comunidades mais entusiasta e vibrante no mundo de desenvolvimento de software.

Para comemora este sucesso, O Delphi terá um evento especialmente para ele.

  
Take care

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

RAD Studio XE agora com Delphi XE, C++Builder XE, Delphi Prism XE e RadPHP XE



Salve, salve amigos,

Veja abaixo, no artigo de Andreano Lanusse, as novidades na linha de produtos da Embarcadero.


Por Andreano Lanusse.

Amigos desenvolvedores, agora não é mais segredo, durante as próximas 3 semanas vocês irão conhecer algumas das novidades do próximo RAD Studio XE, você esperava algo como RAD Studio 2011 ou Delphi 2011 o que não deixa de ser, mas a nova versão do RAD Studio, Delphi, C++Builder, Delphi Prism e RadPHP se chama  XE, uma mudança de nome que traz maior consistência as versões dos nossos produtos, entretanto as versões XE dos nossos produtos trazem:
  • Suporte heterogêneo a vários bancos de dados incluído no produto sem custo adicional
  • Suporte ao ToolCloud, nossa solução para gerenciamento e distribuição de licenças para as empresas
  • Os produtos XE oferecem upgrade para o All-Access XE, onde você pode ter todas ferramentas para desenvolvimento e banco de dados da Embarcadero.
E além disso outras novidades, como:
  1. RAD Studio XE é o conjunto de ferramentas da Embarcadero para desenvolvimento nativo, .NET e WEB que acompanha Delphi XE, C++Builder XE, Delphi Prism XE e RadPHP XE
  2. RadPHP anteriormente conhecido como Delphi for PHP vem em nova versão e com várias novidades para o desenvolvimento de aplicações PHP
  3. Integração completa com Subversion no Delphi XE, C++Builder XE e Delphi Prism XE
  4. Agilidade no processo de desenvolvimento automatizando builds com FinalBuilder e algumas das funcionalidades do RAD Studio através de linha de comando
  5. Geração de Diagramas de Sequência a partir de código Delphi
  6. AQTime integrado e parte do RAD Studio XE melhorando a qualidade das aplicações através do Performance Profiler.
Assista o vídeo abaixo e conheça alguma das novidades na prática.

 

Isso é só o começo, durante as próximas 3 semanas estaremos comentando as novidades e trazendo novos vídeos.

Aproveita para visitar a páginano link Rad Studio Sneak Preview



Um forte abraço.

Take care

domingo, 8 de agosto de 2010

Plataforma Windows Azure


Computação na Nuvem - Windows Azure

Muito se fala atualmente sobre computação na nuvem, ou cloud computing. A idéia de vender processamento como se fosse água ou eletricidade é realmente tentadora, e traz consigo imensas oportunidades, assim como desafios do mesmo tamanho. 

O que é o Windows Azure

O Windows Azure, conforme definido pela própria Microsoft, é um sistema operacional para a nuvem. Ele oferece computação e armazenamento, podendo escalar para o nível definido pelo cliente. Não há até agora um limite de computação a restringir as aplicações colocadas para rodar no Azure.

Como qualquer sistema operacional, este faz o gerenciamento do hardware, e apresentará uma abstração a ser utilizada pelo desenvolvedor. Até o momento, toda a programação para o Azure é baseada em código gerenciado .Net, com poucas mudanças com relação à programação de uma aplicação normal além do uso de algumas APIs.

A Plataforma Windows Azure da Microsoft é um grupo de tecnologias da nuvem que fornece um conjunto específico de serviços para desenvolvedores que são hospedados  nos data centers da Microsoft. A plataforma de serviços Azure é formada por um sistema operacional, Windows Azure, e um conjunto de serviços para o desenvolvedor que podem ser usados individualmente ou em conjunto. São eles: Azure AppFabric e SQL Azure.

O Windows Azure é o sistema operacional para serviços na nuvem que é utilizado para o desenvolvimento, hosting e gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure. O Windows Azure provê computação e armazenamento por demanda, com a finalidade de hostear, escalar e gerenciar aplicações Web e serviços através da Internet dentro dos data centers da Microsoft.


O AppFabric torna mais simples conectar aplicativos on-premises (instalados em casa) com a nuvem. O AppFabric oferece gerenciamento de identidade e um barramento de mensagens amigável e seguro para proteger os seus ativos, permitindo uma conectividade e troca de mensagens segura entre os aplicativos de TI on-premises e os serviços baseados em nuvem.

O Microsoft SQL Azure estende as capacidades do Microsoft SQL Server para a nuvem como sendo um banco de dados relacional baseado na Web. Ele fornece Web services que proporcionam queries relacionais, pesquisas, sincronização de dados com dispositívos móveis, escritórios remotos e parceiros de negócio. Ele pode armazenar dados estruturados, semi-estruturados ou sem nenhuma estrutura.


Take care

Mini-Curso C# - Parte #14 - LINQ To Object

Salve, salve amigos,

Neste artigo estrei mostrando um exmplo prático de utilização do Linq To Object que é utilizado para varrer uma coleção de arrays.

Vamos iniciar o projeto do artigo. Crie um Web Site chamado LInqObject em com  a linguagem C#. Veja na Figura 1 como deverá estar a configuração.















Veja o layout do formulario.
















No evento do Clique do Button1, digite o seguinte código.
Clique na image para uma melhor visualização do código.












Coloque um outro Button na aplicação, e no seu evento Clique, digite o seguinte código.


Clique na image para uma melhor visualização do código. 











Veja se não tem algo familiar com os comandos de scripts SQL. LINQ torna a busca de informações algo extremamente simples de utilizar e fazer o desenvolvedor a pensar em objeto mesmo na criação de comandos de dados.

Compile e execute a aplicação.

Take care.

Mini-Curso C# - Parte #13 - LINQ

O que é o LINQ?

É um conjunto de recursos introduzidos no .NET Framework 3.5 que permitem a realização de consultas diretamente em base de dados , documentos XML , estrutura de dados , coleção de objetos ,etc. Usando uma sintaxe parecida com a linguagem SQL.

Existem cinco formas nas quais poderemos utilizar o LINQ.
  • LINQ to SQL
  • LINQ to XML
  • LINQ to Objects
  • LINQ to DataSet
  • LINQ to Entities

Arquitetura do LINQ


http://msdn.microsoft.com/en-us/netframework/aa904594.aspx


LINQ significa Language Integrated Query, ou seja, linguagem de consulta integrada que podemos utilizar para manipular qualquer tipo de coleção, arrays, dados, objetos e demais itens. O LINQ dispõe de todos os recursos integrados ao Visual Studio 2008 e no VS 2010, tanto nos templates quanto em nível de linguagem.

Neste artigo, estaremos tratando do LINQ to SQL

LINQ to SQL é uma implementação específica to LINQ para o SQL Server que converte consultas escritas em C# ou Visual Basic em SQL dinâmico , provendo uma interface que permite mapear os objetos do banco de dados gerando as classes para realizar as operações usando a sintaxe LINQ; também permite realizar alterações nos objetos e atualizar o banco de dados.


E por que não posso usar o LINQ com outros providers como Oracle, FireBird, DB2 etc.? A resposta é que temos Entity Framework o qual poderá trabalhar o LINQ com qualquer provider que o mercado criar, independente do banco de dados. Isto cabe aos fabricantes providenciarem.


Como eu uso LINQ no meu código ?

1- Você deve usar o Visual Studio 2008 ou 2010 (.NET Framework 3.5 ou superior)
2- Incluir a seguinte declaração no topo da sua classe: using System.Data.Linq 
3- Referenciar o LINQ no seu projeto através do template - LINQ To SQL classes

O que eu ganho usando LINQ ?

Você pode programar o código de acesso a dados diretamente no Visual Basic ou C#;
Verificação de sintaxe e de esquema em tempo de compilação;
Suporte a ferramentas para criar consultas (IntelliSense);
Você não tem que esperar até executar para saber se a consulta esta correta, verificação em tempo de compilação;

No próximo artigo, um exemplo prático de utilização de LINQ to Object e LINQ to SQL.
Até a proxima.

Take care

Mini-Curso C# - Parte #12 - ADO.NET - Exemplo 4 - DataSet

Salve, salve amigos,

Neste exemplo, vou mostrar como fazer para popular uma componente GridView com informações de um banco de dados SQL Server através de um DataSet. Agora, você pode trabalhar com as informações em memoria ou seja, desconectado do banco de dados. Este recurso, é conhecido como Dataset desconectado.














Layout do Default.aspx.


No evento click do componente Button1, digite o seguinte código.

Clique na image para uma melhor visualização do código. 


















Take care

Mini-Curso C# - Parte #11 - ADO.NET - Exemplo 3 - DataReader


Salve, salve amigos,

Neste exemplo, vou mostrar como fazer para popular uma componente GridView com informações de um banco de dados SQL Server através de um DataReader.



Layout do Default.aspx.

No evento click do cmponente Button1, digite o seguinte código.

Clique na image para uma melhor visualização do código.

Clique na image para uma melhor visualização do código.


All the best!