sexta-feira, 16 de abril de 2010

Delphi no MacOS: Será que precisamos disso?

Por Erick Sasse

Todo mundo que acompanha as notícias sobre Delphi já deve estar sabendo que a próxima versão trará um compilador nativo para MacOS. Não é usando Mono e Delphi Prism, como já é possível hoje, é um novo compilador. A IDE vai continuar no Windows, mas poderá compilar para MacOS.

Que a plataforma Mac está crescendo um pouco, ninguém tem dúvida, provavelmente em grande parte devido ao iPhone, que é um aparelho fantástico, eu mesmo tenho um. Mas quantos de vocês já tiveram uma demanda realmente importante para portar seus sistemas para MacOS? Sim eu já tive alguns clientes querendo rodar meus produtos no Mac, mas posso contar nos dedos. Certamente nada que justifique uma versão para essa plataforma.

Estamos falando de sistemas empresariais, que deve ser o que a maioria aqui no Brasil desenvolve usando Delphi. Para nós, se precisarmos suportar qualquer plataforma além do Windows, vejo muito mais sentido usar web, e já estaremos suportando não só Mac, mas também Linux, Chrome OS, telefones, PS3, etc.

Além disso, quem não é desenvolvedor Delphi certamente não vai usar o Delphi para fazer algo no Mac. Eles tem a IDE Xcode da Apple, que é muito poderosa, gratuita e mais “nativa” da plataforma. Então os clientes potenciais que restam realmente são apenas os clientes que já usam Delphi no Windows. Portanto dificilmente isso trará uma quantidade significante de novos usuários para o Delphi.

Lógico que é um recurso legal de ter, só não podemos esquecer que custa dinheiro para desenvolver e manter isso, dinheiro esse que poderia estar sendo melhor utilizado no Delphi Win32, que usamos diariamente e que infelizmente ainda tem muitos bugs a serem corrigidos.

A Embarcadero faz pesquisas anuais para saber o que os usuários querem no Delphi, então estou curioso para saber o que vocês acham disso. Vocês acham que esse recurso vai ser útil? Alguém aqui pretende usar? Meus usuários são diferentes e eu não estou percebendo a necessidade? Talvez consigam me fazer mudar de idéia, ou confirmar meu receio de que quase ninguém vai usar isso pelo menos por aqui.

Take care

Um comentário:

Anônimo disse...

materia mto interessante marcos, acho q sera de grande aproveito pra tds!!!
abraço